quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Unimed Sorocaba articula doação de computadores para Escola adotada

Na tarde de 10 de agosto, atendendo à solicitação da Unimed Sorocaba, o projeto socioambiental Metareciclagem e o Fundo Social de Solidariedade (FSS) da Prefeitura de Sorocaba, realizaram a doação de oito computadores à escola “E.E. Monteiro Lobato”, adotada pela Cooperativa. Os equipamentos serão utilizados no curso de informática ministrado pelo Senac, promovido na instituição de ensino por meio do Programa Adote uma Escola.

Durante a entrega, estiverem presentes Miguel Villa Nova Soeiro Filho, superintendente da Unimed Sorocaba; Cláudia Fernandes, representando a presidente do FSS, Lilian Crespo; Marco Aurélio Bugni, dirigente regional de ensino de Sorocaba; Deuvi Ferreira Alexandre, supervisor de ensino; Gilberto Vieira Aires de Campos, coordenador da Metareciclagem e Sara da Cruz Silva, diretora da escola.

O superintendente da Cooperativa ressaltou que, dentro da missão e dos valores da Unimed Sorocaba, a palavra sustentabilidade é muito forte e sempre está presente. “Esperamos proporcionar uma possibilidade maior no futuro de vocês. Agradeço aos parceiros que nos ajudaram nesta ação e, principalmente, à diretoria da escola, que está envolvida e preocupada com o futuro dos alunos”, disse. Para Cláudia Fernandes, a parceria é a soma de vários esforços. “Ficamos muito felizes com o olhar de crescimento e evolução voltado aos jovens. Espero que vocês tenham gratidão e cuidem com muito carinho dos materiais que usarão. Assim, os outros poderão ser prestigiados”, declarou. A diretora da escola agradeceu a todos pelas doações. “Esta parceria vem para melhorar e reforçar o ensino dos estudantes.”

Parceria da Unimed Sorocaba com o Projeto Metareciclagem

Desde 2010, a Unimed Sorocaba mantém uma parceria com o Projeto Metareciclagem, da Prefeitura Municipal de Sorocaba. Computadores e demais peças de informática em desuso são doados para reaproveitamento. De acordo com Gilberto, “o objetivo deste projeto é aproveitar o maior número de componentes de um computador fora de uso para a montagem de outra máquina e, assim, formar novos kits de informática. Estes, posteriormente, são destinados pelo Fundo Social de Solidariedade, em ações sociais junto a entidades assistenciais”.

Curso de Informática

O curso teve início em 21 de agosto e está sendo realizado pela Unimed Sorocaba, por meio do programa Adote uma Escola, em parceria com o Senac. São duas turmas, com 20 alunos cada, nos períodos da manhã e tarde até o mês de dezembro. Conforme contou Sara, as aulas são uma novidade: “A expectativa é grande. Esta iniciativa auxiliará muito os estudantes. Esperamos que o resultado seja ótimo, principalmente para o conteúdo curricular”. Ela prosseguiu: “Trata-se de uma forma de valorizar a escola perante a sociedade, afinal, a ação vai além da nossa proposta curricular. Também é um grande benefício aos jovens, pois muitos deles não têm condições de pagar um curso”, observou. 

O processo seletivo foi aberto aos alunos com mais de 14 anos que fizeram a inscrição prévia manifestando o interesse. “Destinamos 30% das vagas àqueles com as melhores notas. Já o restante foi preenchido por meio de sorteio.”

https://www.unimedsorocaba.coop.br/website/noticias/consultarportal.ashx?codigoNoticia=1433