terça-feira, 17 de setembro de 2019

Alunos de Logística de ETEC visitam ambiente da Metareciclagem

Alunos do curso de Logística da Escola Técnica Fernando Prestes viveram uma experiência diferente na última semana, quando tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido no projeto Metareciclagem. Desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Renda (Sedetter), da Prefeitura de Sorocaba, o projeto faz a captação de equipamentos eletrônicos em desuso que, depois de remontados, são encaminhados para entidades sociais, por meio do Fundo Social de Solidariedade do município.
Os estudantes visitaram exatamente o galpão onde o projeto funciona, localizado na Avenida Nove de Julho, 1.066, na Vila Barão. Ali são entregues os computadores que sofrerão o chamado processo de logística reversa, que é um projeto desenvolvido pelo Metareciclagem, em parceria com os alunos da Escola Técnica. A atividade foi elogiada pela estudante Gabriele de Almeida.
“A logística reversa é baseada no descarte correto, neste caso, do chamado lixo eletrônico e da possibilidade de reúso desses equipamentos por outras pessoas”, destacou a aluna. O trabalho do projeto é, também, uma forma de proteção ao meio ambiente, uma vez que se constitui numa opção de encaminhamento correto de equipamentos que não estão mais em uso e que não devem ser descartados na natureza.
Ação social
Além do “lucro” ambiental e de ser uma alternativa para o descarte adequado do chamado lixo eletrônico, o projeto Metareciclagem possibilita também o desenvolvimento de uma ação social. Tudo o que é recebido ali passa por um processo de triagem e é viabilizada a montagem de kits de computadores – compostos de CPU, monitor, mouse e teclados. Assim, os equipamentos terão sua vida útil prolongada servindo a entidades assistenciais que poderão receber gratuitamente esses kits, disponibilizados pelo Fundo Social de Solidariedade.
“Reaproveitar também é muito importante. Hoje em dia, nossa sociedade pensa muito em criar – que é essencial, mas não devemos esquecer que podemos modificar aqueles que já foram criados. Pequenas atitudes podem causar grandes impactos na vida de outras pessoas”, reconhece a estudante Gabriele.
Após a visita ao galpão da Metareciclagem, os estudantes estenderam a experiência e o conhecimento adquirido ao ambiente escolar. Eles entregaram cartilhas informativas na escola, orientando alunos e funcionários sobre a importância do descarte correto dos materiais e criaram um espaço específico para a recepção de eletrônicos usados. O espaço será mantido até novembro, quando o coordenador do projeto Metareciclagem, Gilberto Ayres de Campos Vieira, fará uma palestra sobre as possibilidades de reutilização e a importância do descarte correto de materiais eletrônicos. Tudo o que for arrecadado na escola nesse período será recolhido e encaminhado ao galpão da Metareciclagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário