quinta-feira, 17 de outubro de 2019

FSS e Metareciclagem entregam 40 kits de tecnologia a 13 entidades


Atender a parcela da população que necessita de acesso à tecnologia e, em contrapartida, incentivar práticas de preservação ambiental por meio da reciclagem. Estas ações pontuais que contribuem para um futuro melhor aconteceram na manhã desta quarta-feira (16), na sede do programa Metareciclagem de Sorocaba.
A Prefeitura, por meio de uma parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), destinou para 13 entidades assistenciais os 40 kits de tecnologia montados pelo Metareciclagem a partir de computadores reutilizados.
Cada kit é composto por gabinete (CPU); monitor; mouse, cabos e caixas de som. Os equipamentos serão usados pelas instituições no desenvolvimento de atividades junto aos assistidos. Segundo o coordenador do programa, Gilberto de Campos, as máquinas são entregues em doação, reformadas e repassadas ao Fundo Social para que beneficiem entidades assistenciais da cidade.
Gratidão e força de vontade para continuar trabalhando”. Foi assim que o representante do Grupo de Apoio ao Combate a Drogas e Álcool Santo Antônio (Grasa), Edson Lucci, sintetizou o sentimento dos que estavam ali para receber a doação. Os computadores serão usados para funções administrativas e educativas nas instituições, como no Lar Casa Bela. “Estas doações vieram na melhor hora possível. Nossas crianças agora poderão fazer os trabalhos escolares com mais facilidade”, contou a representante da entidade, Maísa Camargo.
A destinação dos equipamentos ao Metareciclagem se constitui, ainda, num trabalho de preservação ambiental. Isso, porque o cidadão, e até empresas, têm no programa a possibilidade do descarte desses materiais. Aquilo que pode ser consertado ganha nova possibilidade de uso. As peças inservíveis são entregues a uma empresa de reciclagem certificada. “A reciclagem de lixo eletrônico é um projeto pioneiro na Região Metropolitana de Sorocaba”, contou Gilberto. De acordo com a presidente do FSS, Lilian Crespo, o órgão já entregou 80 computadores a instituições, neste ano.
Metareciclagem
O programa teve início em 2008 com a proposta de fazer o reaproveitamento de máquinas e montar kits novos. Todo lixo eletrônico recebido é avaliado e, após uma triagem, são separadas as peças reutilizáveis. A reforma dos equipamentos é feita por estagiários do curso Técnico em Informática da Escola Técnica (ETEC) Fernando Prestes. Aquelas que não podem ser reutilizadas, são entregues a uma outra cooperativa, destinadas à reciclagem final.
O programa disponibiliza, ainda, profissionais para dar aulas de Montagem e Manutenção de Micros na Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios. O curso já formou 300 alunos.
Para além do trabalho original, o Metareciclagem não somente tira de circulação e dá nova utilização ao lixo eletrônico como computadores, notebooks, impressoras e afins. No local, ficam à disposição da comunidade PC’s para uso de internet e impressões, de forma gratuita, durante o horário de funcionamento, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
As doações do lixo tecnológico, sejam de CPU; monitor; mouse; teclado; pilhas; baterias, celular e outros eletrônicos pequenos podem ser entregues pela população no ponto de coleta localizado na avenida Nove de Julho, 1.066, na Vila Barão, de segunda a sexta-feira. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3417-3825, pelo e-mail: meta.recicla@gmail.come ainda pelo blog http://metareciclagemdesorocaba.blogspot.com/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário