Desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), o projeto Metareciclagem se tornou referência na capacitação profissional e inclusão digital dos sorocabanos. Nos últimos anos, já são quase cinquenta mil pessoas atendidas no local e mais de 2.200 alunos que frequentaram os mais variados cursos. Atualmente, são oitenta alunos que participam dos cursos de ‘Operador Industrial de Eletrônica Básica’ e outros oitenta que estão concluindo o curso de ‘Programador Web Inicial’, ambos aplicados em parceria da Sedet com o Instituto Flextronics (FIT).
Ariane Helen Lino Batista, moradora do Wanel Ville está entre os alunos do primeiro curso. Aos 22 anos, conta que está desempregada desde janeiro deste ano e espera que, com a capacitação, tenha mais chances no mercado de trabalho. “É um curso muito bom, puxado, pois as aulas são cinco dias na semana, mas muito qualificado”, diz a jovem.
Na próxima semana, mais 120 alunos iniciam o curso ‘Introdução para Operador Industrial’, também aplicado pelo FIT. Serão vinte horas de duração e os participantes aprenderão, entre outros temas, sobre Auto Conhecimento, Ética no Trabalho, Comunicação Corporativa, Trabalho em Equipe e Motivação.
Além do número de pessoas capacitadas, um diferencial do projeto Metareciclagem é a grande contribuição que ele dá ao Meio Ambiente. As aulas dos cursos relacionados à área de informática - como ‘Informática Básica’, ‘Montagem e Manutenção de Computadores” e ‘Web Designer’ - são realizadas em equipamentos reciclados por alunos do próprio projeto.
Os equipamentos de informática em desuso são recebidos em doação de empresas e cidadãos. Durante o curso, os próprios alunos fazem a reciclagem das peças que podem ser reutilizadas e montam kits com computador e impressora. “Após o curso, o Metareciclagem faz a doação desses equipamentos reciclados à entidades de Sorocaba. Já foram mais de seiscentos kits doados pelo projeto, beneficiando diversas entidades, inclusive cooperativas rurais”, conta Gilberto de Campos, coordenador do projeto.
Para muitos alunos, o conteúdo aprendido nos cursos do Metareciclagem foi fundamental não só para o aprendizado da informática, do navegar na internet, mas também para o desenvolvimento profissional.
Jorge Lemos Antunes, morador da Vila Hortência, vinha encontrando sérias dificuldades na gestão da lanchonete que mantém em Votorantim. Aos 80 anos (hoje ele tem 82), se viu obrigado a enfrentar o desafio e fazer o curso. “Hoje faço tudo no computador: controle de estoque, compras, planilhas de pagamento. O professor e todo pessoal do Metareciclagem foram muito bons, me ensinaram tudo”, diz.
Yasmim Branco fez o primeiro curso de informática do Metareciclagem aos 13 anos. Gostou tanto que fez, na sequência, os de ‘Manutenção de Micro’, ‘Web Designer’ e ‘Designer Gráfico’. Agora, aos 18 anos, conseguiu o primeiro emprego como auxiliar administrativo. “Em quase todas as tarefas, saber informática é fundamental. Por isso, os cursos do Metareciclagem me ajudaram muito”, diz a jovem.
Segue link da matéria e o outro no site da Prefeitura.
http://www.jornalipanema.com.br/noticias/servicos/58840-capacitacao-e-inclusao-digital-de-milhares-de-sorocabanos/http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/capacitacao-e-inclusao-digital-de-milhares-de-sorocabanos/
Nenhum comentário:
Postar um comentário