terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Novo Telecentro Comunitário

Metareciclagem moderniza sistema operacional de Telecentro Comunitário da Vila Barão

O Telecentro Comunitário, que funciona no programa Metareciclagem, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedeter) da Prefeitura de Sorocaba, na Vila Barão (Zona Norte), passou recentemente pelo processo de readaptação e funciona, agora, com um novo e moderno sistema operacional de informática. O Sistema Linux Metasys foi substituído por uma moderna versão do Windows em máquinas novas. O projeto social funciona como LAN House com 10 computadores disponíveis para o uso gratuito da comunidade.
Segundo informações de Gilberto Vieira, coordenador da unidade, as dificuldades eram recorrentes no sistema operacional antigo. “Por ser um Linux antigo, não conseguimos os drivers e as atualizações necessárias, fazendo com que alguns sites não funcionassem corretamente com alguns de seus aplicativos como por exemplo: YouTube, sites de bancos, páginas de e-mail como o Outlook”, conta ele.
Por se tratar de um projeto de inclusão social, o Telecentro necessitava de uma infraestrutura adequada para que os usuários da LAN House tivessem melhor experiência ao acessar esses aplicativos. As máquinas capazes de suportar o sistema Windows foram fornecidas pela Prefeitura Municipal de Sorocaba, as mesmas que faziam parte da rede Sabe Tudo.
O projeto também tem o olhar voltado para a preservação do meio ambiente e para o desenvolvimento social: computadores usados recebidos como doações de empresas e particulares (monitor, CPU, teclado e mouse) são montados durante curso oferecido gratuitamente na unidade. Há 10 anos, o Metareciclagem tem trabalhado com o reaproveitamento de equipamentos eletrônicos obtidos de computadores descartados. As máquinas montadas são doadas para Entidades Assistências e Projetos Sociais através da parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS).
O Telecentro Comunitário do Metareciclagem oferece internet gratuita durante uma hora ao dia e permite fazer impressões sem custo algum para o cidadão. A unidade se encontra à Av. Nove de Julho, 1066, Vila Barão. O horário funcionamento é das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30, de segunda à sexta-feira.
Para conferir mais informações sobre o projeto acesse a página: http://metareciclagemdesorocaba.blogspot.com

http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/metareciclagem-moderniza-sistema-operacional/







sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Homenagem da Câmara pelos 10 anos do Metareciclagem


O Programa Metareciclagem, ligado a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedeter) da Prefeitura de Sorocaba, através de seu coordenador, Gilberto Campos, foi homegeado nesta quinta-feira (25), em sessão solene na Câmara Municipal de Sorocaba, localizada no Alto da Boa Vista (Zona Leste), pelos dez anos de atuação do programa na cidade.
De autoria do vereador Rafael Militão, a homenagem veio a partir da simpatia do parlamentar em reconhecer a atividade do espaço, que consiste na restauração de lixo eletrônico, transformando em novos kits de informática que são doados para entidades assistidas pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS).
Cada kit é composto por uma CPU (gabinete), teclado, cabos, mouse e monitor, e tudo fruto do descarte de produtos eletroeletrônicos feito pela população e por empresas não só de Sorocaba como de toda a região.
De acordo com o vereador Rafael Militão, o projeto é um bem para toda a cidade. “Primeiro porque evita o descarte irregular desses computadores que já não são mais usados evitando assim a contaminação do solo e a degradação do meio ambiente . O segundo é que, os computadores doados que são aproveitáveis se transformam em kits que são enviados sem custo às entidades beneficentes por meio do Fundo Social de Solidariedade”, afirma o vereador Militão.
O coordenador do Metareciclagem, Gilberto Campos, disse estar emocionado com a homenagem. “A importância do reconhecimento da nossa casa de leis aprovado por todos é imensa, são dez anos coordenando o metareciclagem é 37 anos de serviço público”, comenta Gilberto.
O projeto Metareciclagem fica localizado na Avenida Nove de Julho, nº 1066, Vila Barão, e atende de segunda a sexta-feira 7h30 às 11h30 às 16h30 de segunda à sexta-feira. As informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3417-3825 ou ainda pelo e-mail meta.recicla@gmail.com. As informações sobre o Projeto podem ser conferidas pelo blog http://metareciclagemdesorocaba.blogspot.com

http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/programa-metareciclagem-recebe-homenagem-da-camara-pelos-10-anos/

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Cerimônia Voto de Congratulações

Recebemos neste dia 25 de Outubro, uma homenagem pelos 10 anos de atividades do Projeto Metareciclagem, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda.
A cerimônia Voto de Congratulações, ocorreu na Câmara Municipal de Sorocaba graças ao Vereador Rafael Domingos Militão e homenageou o coordenador da unidade, Gilberto Vieira de Campos.













quarta-feira, 10 de outubro de 2018

terça-feira, 2 de outubro de 2018

FSS doa 40 kits de computadores recuperados pelo Metareciclagem a 12 entidades assistenciais

O Fundo Social de Solidariedade (FSS), entregou na tarde desta sexta-feira (28), para 12 entidades assistenciais da cidade 40 kits de computadores recuperados pelo projeto Metareciclagem, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedeter). A entrega aconteceu na sede da Metareciclagem, localizada na Vila Barão (Zona Oeste).
Os kits (cada um contém uma CPU, um monitor, teclado, mouse e cabos) foram distribuídos entre as entidades: Associação de Moradores Jd. Renascer, Associação Cristã de Assistência Plena (ACAP), Associação Amigos dos Deficientes (AMDE), Associação Criança Feliz, Associação Amigos de Bairro Somos Todos Cajuru, Associação Amigos dos Autistas (AMAS), Associação Beneficente José Guarda (AJG), Associação Beneficente Lar Fraterno Irmã Dolores, Associação Comunidade Amor – Projeto Acolhe, Círculo Operário, Legião da Boa Vontade (LBV) e Grupo Cidadania Reviver 3ª Idade.
A coordenadora de projetos da Associação Criança Feliz, Rosana Casarin, comentou que esse trabalho não tem precedentes para as entidades. “As crianças, agora, poderão ter acesso a softwares que eles não tinham, ajudando-os na alfabetização. Então, é um pacote completo de uma ação que fará um bem enorme”, disse Rosana.
De acordo com o coordenador da Metareciclagem, Gilberto Vieira de Campos, os kits distribuídos foram selecionados a partir de doações realizadas por pessoas físicas e empresas. “Tentamos reaproveitar o maior número de componentes dos computadores que recebemos, para posterior montagem de outras máquinas, isso além de ser custo zero para a Prefeitura, é sustentável, ajudamos a proteger o meio ambiente de forma correta”, explica.
Lilian Crespo, presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS) e primeira-dama de Sorocaba, avaliou a entrega como fundamental para as 12 entidades que desenvolvem um trabalho de alta qualidade na cidade. “É um trabalho que não tem preço, e precisamos dar esse auxílio às entidades, esse é o nosso trabalho. Sem contar que toda a ação do Metareciclagem é fundamental, sem eles tudo isso não seria possível, então só temos a agradecê-los”, afirmou a primeira-dama.

http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/fss-doa-40-kits-de-computadores-recuperados-pelo/