Um total de 840 quilos de resíduos eletrônicos foram coletados em Sorocaba somente nesta primeira semana de janeiro, além de outras três toneladas contabilizadas em dezembro de 2020.
Esse é o resultado do balanço apresentado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), por meio do Projeto Metarreciclagem, que visa o descarte adequado de resíduos derivados de equipamentos de informática, eletrodomésticos e brinquedos eletrônicos.
A sede do Metarreciclagem, localizada na Vila Barão, recebe esses equipamentos “obsoletos” tanto de munícipes como de empresas da cidade que atualizam e trocam seu sistema operacional. Depois de testados, os aparelhos que podem ganhar uma sobrevida passam a fazer parte dos kits que são doados por meio do Fundo Social de Solidariedade, às entidades assistenciais cadastradas do município.
O material considerado sucata eletrônica é destinado a uma cooperativa parceira do projeto, que o comercializa, gerando renda e dando a destinação adequada e ambientalmente correta aos resíduos.
Além disso, os equipamentos também podem ser utilizados em cursos de montagem e manutenção de computadores, oferecidos a jovens da comunidade como alternativa de aprendizado e qualificação profissional.
http://noticias.sorocaba.sp.gov.br/metarreciclagem-coleta-quase-uma-tonelada-de-residuos-eletronicos/
Nenhum comentário:
Postar um comentário